segunda-feira, 5 de abril de 2010

Querida mãe...


Procuro por mim um pouco mais todos os dias. Quero ver-me crescer fiel a mim própria, segura de que as minhas raizes têm o poder de me fazer voar. E de que as minhas asas não me deixarão perder o chão. Dá-me um gozo tremendo seguir o meu norte, mesmo quando à minha volta gritam direcções que não me pertencem.

Hoje vivo um misto de emoções. Feliz porque me observo mais sólida, menos frágil às criticas, mais consciente do caminho que vou trilhando. Triste porque ainda observo na minha mãe comportamentos que deixam o meu coração desconfortável.

Preocupa-se porque não como carne, mas nunca a ouvi perguntar a razão da minha decisão. Diz que sou louca, mas nunca a ouvi dizer que me respeita tal qual eu sou e que me vai amar independentemente das minhas decisões "insanas". Trata-me por Vera, Verinha, Verocas, Amor...mas saberá a minha mãe quem eu sou???

Diz que gostava de me ver num emprego estável, a viver numa boa casa, que não fizesse tatuagens...mas saberá ela quais são os meus sonhos???

Pergunta-me se ganho muito no meu novo emprego....mas o que eu gostava mesmo era de a ouvir perguntar se sou feliz no que faço...

Quando era mais pequena, ensinou-me a andar, a falar, a ser bem educada...mas não me lembro de algum dia me ter ensinado a sonhar... E, apesar de tudo, tenho-lhe uma gratidão profunda. Amo-a mais do que qualquer coisa neste mundo e tenho a certeza que é a melhor mãe do mundo.

A minha mãe é humana e por isso tem todo o direito, diria mesmo dever, de errar. E em cada alvo que não acertou, vejo que deu sempre o seu melhor. Muitas vezes diz-me: "quando fores mãe, vais entender". Quando esse dia chegar , tenho a certeza, vou abracá-la e dizer-lhe: "tinhas razão". Pedir-lhe-ei desculpas por todas as vezes que gritei com ela. Arranjarei uma forma de lhe pedir conselhos.

Em cada falha dela, tentarei falhar um pouco menos. Mas uma coisa não irei esquecer: a forma como ela me abraça quando o mundo desaba à minha volta. E só quero que um dia o meu abraço lhes saiba tão bem quanto o dela sabe a mim. Nesse dia terei aprendido a lição. Amo-te querida mãe.

Sem comentários: